Sobre cabelos curtos e feminismo

Hoje, na padaria, a atendente me falou “como está lindo seu cabelo”. Agradeci, e ela continuou “Adoro cabelo curto. Eu tinha, igual ao seu. Todo mundo elogiava. Queria cortar de novo, mas meu noivo briga”.
Pensei numa saída: “Aparece com ele curto! Daí ele não vai mais poder brigar”. “Mas aí ele vai ficar emburrado”. Concordei e me despedi chateada com a vida. Nós, mulheres, ainda não somos donas dos nossos próprios corpos. Não podemos interromper uma gravidez não planejada, não podemos engordar, nem ter celulite ou estrias e não podemos nem decidir o tamanho dos nossos cabelos.
Há esse ideal na nossa sociedade de que cabelos compridos (e lisos, vejam bem) expressam mais ~feminilidade~. As mulheres de cabelos curtos ou são retratadas como ~machonas~ ou então são as megeras da história.

1269292161181_f

O cabelo curto está associado de certa forma a uma agressividade e rebeldia. Que mundo patético que vivemos onde decidir o tamanho do próprio cabelo é ser transgressora (e ser transgressora nesse caso não é bom, porque das mulheres é esperado um papel submisso).
Só que vejam bem, em determinada idade da vida isso vai se inverter. Mulheres mais velhas de cabelos compridos são desleixadas. Imagina, então, se não pintar!
Você, homem, pode estar lendo isso e pensando “ué, mas é só não pintar”, ou “é só cortar”, “é só não alisar”. Infelizmente não é tão fácil assim. O machismo que impera na nossa sociedade faz com que haja uma pressão muito grande sobre nós. Quem decide fugir dessas regras sociais tem que aguentar muita coisa.
Embora seja ótimo quando uma mulher consegue se desprender dessas amarras e se libertar, o ideal é que esse não seja um processo individual. É preciso que a gente mude enquanto sociedade, pra que daí sim cada uma seja livre de verdade (até onde isso é possível) para decidir o que quiser sobre seus cabelos, seus corpos, suas vidas.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sobre cabelos curtos e feminismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s