Sobre se lembrar do que estava fazendo em 11/09/2001

Já faz 14 anos, mas desde 2001 todo 11 de setembro as pessoas tem o costume de contar o que estavam fazendo quando ficaram sabendo do atentado ao World Trade Center em Nova Iorque.

Esses dias li um texto muito bom, disponível aqui, e compartilho com vocês esse trecho que achei muito significativo:

“Damos muito valor a essas conexões com o passado mais abrangente. Satisfeitos de que nossas lembranças nos pertencem, buscamos também ligar nosso passado pessoal à memória coletiva e à história pública. As pessoas recordam vividamente seus próprios pensamentos e ações em momentos de crise pública porque se agarram à oportunidade de conectar-se com um cosmos significativo. Grande número daqueles com idade suficiente para relembrar os assassinatos de Lincoln e Kennedy, também se recordava vividamente, muitos anos mais tarde, de sua própria situação naquele momento: onde estavam, quem lhes contou, o que estavam fazendo, como reagiram, o que fizeram em seguida. Mas essas recordações são frequentemente tão errôneas quanto vívidas. Realmente, as gritantes imprecisões enfatizam a questão: as pessoas estão tão ansiosas para fazer parte da “história” que falsamente “recordam” suas reações, ou até mesmo sua presença em acontecimentos importantes” (LOWENTHAL, 1998, p. 82-3).

IMG_1064

Imagem: Memorial do World Trade Center em Nova Iorque
Fonte: Arquivo próprio

No dia 11/09/2001 eu estava me preparando para ir à escola quando vi o plantão da Globo. Ou talvez não, mas é assim que eu lembro e assim que eu me sinto parte da História.

3 pensamentos sobre “Sobre se lembrar do que estava fazendo em 11/09/2001

  1. Eu não me lembro o que eu estava fazendo, nem me lembro de como fiquei sabendo. Talvez seja por isso que eu sempre odiei história, porque nunca me senti parte dela. Eu acho que o professor tosco de história que eu tive no ensino médio tem mais responsabilidade nisso do que minha memória, mas pensar que eu não me sinto parte da história é mais dramático. Hahahaha…

    Curtir

Deixe um comentário

