Arrogância x insegurança acadêmica em Dawson’s Creek

Adoro viciar em seriados e o queridinho da vez é Dawson’s creek. Eu assisti uns episódios quando era criança e passava na globo e, desde então, tinha vontade de assistir de cabo a rabo. A série tem muita coisa legal além da cena do Dawson chorando que virou um meme #fikdik

10_vanderbeek-cryface-w1200-h630

Legenda da imagem: Dawson se mtando de chorar porque a Joey partiu seu coraçãozinho

Na temporada 5, no episódio 07, Joey (a nerdona da série com a qual eu me identifico :P) fala pro professor que se sente insegura e ele responde:

Most people, when they get to college, feel really insecure. lt seems like everybody around them knows so much more. So they race to try to catch up, pretend to know things instead of slowing down to actually learn them. Because they don’t realize that the discomfort of uncertainty is the most precious part of the experience you can learn anything. Anything. And if not well, then you’ve stopped before you’ve begun.

[A maioria se sente insegura na faculdade. Parece que todos à volta sabem muito mais. Então correm para se inteirar, fingem saber as coisas em vez de ir devagar, para aprender de verdade. Não vêem que o desconforto da incerteza é a parte mais preciosa da experiência. Se puder se sentir à vontade em não saber pode aprender qualquer coisa. Senão, você parou antes mesmo de começar.]

Todo início de semestre eu me acho muito burra em relação aos meus coleguinhas. Depois passa um tempo e eu vejo que era só pose e que ninguém sabia muito mais do que eu (às vezes sabia é menos). Vai ver é isso aí, eles só fingem saber. Só que enquanto fingem, não se abrem para aprender de verdade e aí permanecem estancados na arrogância e ignorância. O mundo acadêmico tem dessas coisas.

Deixe um comentário

