Livros e filmes feitos por mulheres

Este ano eu resolvi ler e ver mais coisas feitas por mulheres nas minhas horas de folga.
(Na História isso ainda é meio difícil: embora o campo seja mais igualitário do que outros, percebo que na teoria e metodologia ainda são os omi que dominam, aí não tenho como fugir deles).

Resolvi listar todas as coisas legais que vi e li nesses últimos meses:

Livros:

– The Bell Jar, da Sylvia Plath
Queria ler há tempos, mas sempre me enrolava. Acabei lendo em inglês e achei uma leitura meio pesada, tanto pelo tema (romance autobiográfico sobre doenças mentais e as instituições pelas quais Plath passou) quanto pelo fluxo de consciência da escrita. Ainda assim (ou por tudo isso) é um puta livro.

– A Arte de Pedir, da Amanda Palmer
Alguém no twitter falou que o ebook tava bem baratinho na Amazon e e que valia a pena comprar. Resolvi dar uma chance e virou um dos meus livros favoritos da vida. Agora eu recomendo ele pra todo mundo. É tipo uma biografia misturada com auto-ajuda (mas uma auto-ajuda muito boa, não fique com medo). O livro foi baseado numa palestra que ela deu no TED:

– Como eu era antes de você, da Jojo Meyes
Vi o trailer do filme no cinema e decidi que ia ler o livro antes, o que fiz em uma noite! hahaha. Ele é mega viciante e eu gostei bastante. Vi o filme e gostei também. Ele foi dirigido pela Thea Sharrock e o roteiro é da própria escritora.

me-before-you

Filmes, séries e documentários:

– Thelma & Louise (1991)
Esse filme é um clássico, mas eu nunca tinha assistido. Gostei demais! O roteiro é da Kallie Khouri, que ganhou um Oscar por conta do filme (muito merecidamente).

thelma-e-louise_0_0


– Advantageous
(2015)
Dirigido pela Jennifer Phang e com roteiro dela e da Jacqueline Kim (que também atua como uma das protagonistas), é um filme de ficção científica mega interessante.

1451454503706272

Jogo do dinheiro (2016)
Dirigido pela Jodie Foster, o filme tem a Julia Roberts e o George Clooney no elenco, vale a pena ver só por causa disso ❤ haha (mentira, o filme é bom também).
086013-1-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx-1-750x380

Nos bastidores da fama (2014)
Não podia faltar um romancezinho na minha lista, adoro! Esse além da história de amor, trata também de empoderamento feminino e é bem legal. O roteiro e direção são da Gina Prince-Bythewood. A protagonista é a linda da Gugu Mbatha-Raw, do também muito bom “Belle”, de 2013, dirigido pela Amma Asante com roteiro da Misan Sagay.

beyond-the-lights-660x330

Gracie and Frankie (2015 – )
Eu já tinha adorado a primeira temporada e a segunda foi muito boa também – principalmente mais pro final. Uma das criadoras da série e que assina vários episódios é a Marta Kaufmann, que escreveu vários episódios de Friends (uma série que eu não curto muito, pra falar a verdade).
grace-and-frankie


– Jane the Virgin
(2014 – )
Esse foi o achado do ano ❤ Viciei demais na série, que tem duas temporadas até agora (a primeira disponível na Netflix). Ela é uma sátira de novela mexicana, ao mesmo tempo que é uma série estilo novela mexicana. É mega engraçada e com uma pegada bem feminista. Desenvolvida pela Jenni Snyder Urman, é uma adaptação de uma novela venezuelana criada por Perla Farias.
janethevirgin

She’s beautiful when she’s angry (2014)
Documentário sobre a segunda onda do movimento feminista nos Estados Unidos. É bem bacana, vale a pena ver! Direção de Mary Dore.

– My beautiful, broken brain (2014)
Lotje Sodderland, uma produtora de vídeos inglesa sofre um derrame cerebral e não consegue mais ler nem escrever e também tem dificuldades para se comunicar. O documentário explora a recuperação dela. Recomendo muito! É dirigido por ela mesma e pela Sophie Robinson.

 

 

 

Deixe um comentário

